Blog

Maternidade de Campinas

Campanha desperta a memória afetiva de quem nasceu na Maternidade de Campinas

Exposição de fotos e ações de interatividade e de arrecadação financeira e de produtos serão realizadas até 31 de dezembro no primeiro piso do Shopping Iguatemi Campinas. O evento faz parte da campanha #CampinasNasceAqui, criada com o objetivo de destacar a importância deste hospital filantrópico, que chega aos seus 109 anos assistindo, indistintamente, as mães e seus bebês da cidade e da região. O Hospital necessita captar urgentemente recursos financeiros para recuperar a sua capacidade de investimento, após a drástica queda da receita em razão da pandemia.

Responsável por ajudar a trazer ao mundo mais de meio milhão de bebês ao longo de seus 109 anos de história, o Hospital Maternidade de Campinas (HMC) realiza uma série de ações no Shopping Iguatemi para lembrar a sua história - por meio de uma exposição de fotos - e para arrecadar recursos financeiros para retomar a sua capacidade de investimento, seriamente comprometida pela pandemia da Covid-19.
As ações, realizadas no Piso 1 do Shopping Iguatemi Campinas, conta com uma exposição de fotos, trazendo recordações do Hospital que mantêm a sua finalidade filantrópica ao longo de seus mais de 100 anos de portas abertas, 24 horas, ininterruptas, por dia. Atualmente, o HMC realiza 9 mil nascimentos por ano (cerca de 750 partos por mês) e, aproximadamente, 1.900 internações. É o hospital com o maior número de leitos de UTIs – Unidades de Terapia Intensiva – Neonatal (40) e de UCIs - Unidade de Cuidados Intensivos (20) neonatais.
A exposição de fotos traz imagens da construção do hospital, na esquina das Avenidas Andrade Neves e Barão de Itapura, e as obras e inauguração da sede atual, na avenida Orosimbo Maia (1965), além dos médicos que formaram o Corpo Clínico da Maternidade em 1921 e em 1931.
Ao logo do período do evento, até 31 de dezembro, sempre no horário de funcionamento do Shopping, além da exposição de fotos serão incluídas algumas estações interativas. As pessoas receberão pulseirinhas idênticas às colocadas nos recém-nascidos e, aquelas que nasceram na Maternidade de Campinas, poderão escrever seus nomes e datas de nascimento no painel repleto de pezinhos ou, ainda, tirar fotos no “quarto do bebê”.
Haverá uma estação para o recebimento das doações de fraldas para recém-nascidos, destinadas às mães assistidas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e que representam a grande maioria (60%) do atendimento realizado pelo hospital. Em outra estação, um painel trará o QRCode que conduzirá ao caminho virtual para as doações financeiras, tão necessárias e importantes neste momento para a instituição. Haverá, ainda, a venda de “mini necessaires”, para a arrecadação de verbas.
“Essas ações são uma forma de mobilizar a sociedade de Campinas e região a apoiarem o esforço da Maternidade para manter à assistência às mães e bebês e continuar sendo referência no atendimento materno-infantil. Toda a diretoria do Hospital é voluntária e mais de 200 médicos são associados e contribuem mensalmente com a instituição. Embora os convênios e os atendimentos particulares contribuam na composição das receitas, assim como a realização de cirurgias de outras especialidades, tudo isso já não basta para cobrir os custos da instituição”, explica o presidente do HMC, Dr. Marcos Miele da Ponte. As informações sobre as formas de contribuir com a instituição estão disponíveis no site www.maternidadedecampinas.com.br.

Fonte: Ateliê da Notícia | Jornalista responsável: Vera Longuini