1.10.17 Outubro Rosa: Prevenção do câncer de mama terá campanha de conscientização com flores na Maternidade de Campinas
Ação acontece na próxima segunda-feira, dia 2, para pacientes, funcionárias e colaboradoras do hospital. Médicos e enfermeiras darão orientações sobre o autoexame e a mamografia enquanto holandesinhas distribuirão 600 vasos de kalanchoes cor-de-rosa. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no último ano foram detectados precocemente aproximadamente 58 mil novos casos de câncer de mama.
Aproveitando a grande demanda de mulheres que usufruem de seus serviços, a Maternidade de Campinas engajou-se ao Outubro Rosa, campanha internacional direcionada à conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Na próxima segunda-feira, 2 de outubro, além da intensificação das orientações oferecidas por médicos e enfermeiros, às mulheres ali internadas, visitantes e às funcionárias e colaboradoras, a Maternidade de Campinas distribuirá delicados vasos de kalanchoes cor-de-rosa com tags iguais aos cartazes que serão colocados em todos os andares do hospital. O objetivo é alertar sobre o diagnóstico precoce por meio do autoexame e da mamografia, dois dos exames que ajudam no controle e na cura da doença.
Durante todo o dia as orientações sobre o diagnóstico precoce serão fornecidas por médicos e pela equipe de enfermagem não apenas às mulheres ali internadas e para às visitantes, mas também às funcionárias e colaboradoras do hospital. Dos quase 1.500 funcionários da Maternidade de Campinas, cerca de 80% são mulheres, o que reforça a importância da campanha interna. O Hospital Maternidade de Campinas fica na Av. Orosimbo Maia, 165, na Vila Itapura.
A campanha contra o câncer de mama tem como parceiro o Grupo Swart, de Holambra, produtor de rosas e kalanchoes, que cedeu os cartazes e as flores e colocará duas holandesinhas para distribuir as flores às pacientes. “Para muitas mulheres o assunto é ainda delicado e, muitas vezes, por medo ou desconhecimento, elas deixam de realizar os exames tão importantes para a detecção precoce da doença, o que permitiria o rápido tratamento e a cura. Por isso decidimos usar a delicadeza de nossas flores para ajudar médicos e enfermeiros na conscientização das mulheres sobre a doença”, explica a produtora Patrícia Swart.
“O câncer de mama é curável, mas a cura depende, principalmente, do empenho das mulheres no controle de sua saúde com atitudes relativamente simples. O Outubro Rosa é fundamental para conscientizar toda a população sobre a importância dos exames de controle do câncer de mama, que vão desde a consulta médica de rotina e do autoexame até a realização da mamografia e da ecografia mamária. O engajamento da sociedade civil nessa campanha é muito importante para ampliarmos a divulgação, atingindo públicos cada vez maiores”, diz o presidente do Hospital Maternidade de Campinas, Dr. Carlos Ferraz. De acordo com o Inca, somente no último ano, foram detectados precocemente aproximadamente 58 mil novos casos de câncer de mama.
Delicadeza com o tema
Os cartazes criados pelo Grupo Swart para a campanha são muito delicados e trazem um peito feminino nu, protegido por uma rosa, à frente de uma parede de pequeninos kalanchoes. Tudo em vários tons de rosa. Eles serão colocados nas recepções e nos cinco andares da Maternidade de Campinas.
Tags com a mesma arte dos cartazes foram fixadas nos 600 vasinhos de kalanchoes, também na cor rosa, que serão distribuídos às pacientes, funcionárias e colaboradoras do hospital durante todo o dia. “Partimos do princípio de que a campanha deve atingir a todos indistintamente, pois cada pessoa conscientizada transforma-se em um agente multiplicador das informações referentes à prevenção do câncer e da necessidade dos exames”, complementa o Dr. Ferraz.
Sobre o Outubro Rosa
O movimento Outubro Rosa, que objetiva a conscientização da prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce, é realizado em todo o mundo. Começou nos Estados Unidos com ações isoladas, como a da Fundação Susan G. Komen for the Cure, que distribuiu laços cor-de-rosa - posteriormente adotados como símbolo da campanha.
A partir de 1997, as ações foram se intensificando e passaram a ser a realizadas na maior parte dos países, com a iluminação de monumentos públicos, turísticos e privados com luzes cor-de-rosa, a utilização de laços fixados nas roupas e acessórios e, principalmente, no engajamento da área da saúde na orientação sobre as formas de prevenção.
A cor rosa - usada nas campanhas de prevenção - tornou-se uma leitura visual compreendida em qualquer lugar no mundo, dando popularidade, de forma bonita, elegante e feminina ao Outubro Rosa e motivando e unindo diversos povos em torno dessa nobre causa.
Sobre a Maternidade de Campinas
A Maternidade de Campinas é uma Instituição filantrópica, reconhecida de utilidade pública Federal, Estadual e Municipal. Trata-se de uma instituição centenária, reconhecida nacionalmente pela excelência dos serviços prestados à saúde materna e neonatal.
Fundado em 1913, o hospital ocupa a atual sede, na Avenida Orosimbo Maia, desde 1965. A instituição possui 232 leitos e a maior UTI Neonatal da região, com capacidade para 40 bebês. Realiza, em média, mil partos por mês, além de 1.100 cirurgias de outras especialidades (pediátrica, ginecológica, plástica, oncológica, urológica, reconstrutiva entre outras) e 6.500 atendimentos no pronto socorro.
Sobre o Grupo Swart
O Grupo Swart é referência nacional no cultivo de rosas de corte e de kalanchoes, sendo considerado um dos principais produtores de flores de alta qualidade do Brasil. Em suas quatro unidades produtivas (duas de kalanchoes em Holambra, em São Paulo, uma de rosas em Andradas (MG) e outra, em Ubajara (CE), o Grupo produz cerca de 16,1 milhões de rosas, 5,8 milhões de vasos e 38.400 maços de kalanchoes por ano, comercializados para todo o Brasil por meio da Cooperativa Veiling de Holambra.
Todos os cultivos são feitos em estufas climatizadas, adequadas às necessidades de cada cultura. O sucesso da marca Swart deve-se a três importantes fatores: decisão de produzir somente flores de alta qualidade; escolha correta das áreas de produção; e a realização de parcerias com importantes breeders (melhoristas) europeus. Essas parcerias permitem a manutenção da qualidade das flores e o lançamento recorrente de novidades em variedades.
Ateliê da Notícia
Jornalista responsável: Vera Longuini
Cel.: (19) 9 9771-6735 (Vivo)
Atendimento: Caroline Magalhães
Redação: (19) 3252-9385 / (19) 9 8840-6735 (Oi)
redacao@ateliedanoticia.com.br
www.ateliedanoticia.com.br