TESTE DO PEZINHO
Este teste é capaz de detectar, precocemente, doenças que irão interferir em sua vida. Por isso mamãe, o teste do pezinho é realizado muitas das vezes no prazo das 48hrs do período de internação na maternidade. Quando isto não for possível, o exame será agendado e coletado no ambulatório da Maternidade, o exame não deve ultrapassar a primeira semana de vida do bebê, uma vez que um diagnóstico rápido tem influência no resultado do tratamento. A coleta será enviada para o Instituto Jô Clemente - em São Paulo, o resultado fica pronto em 60 dias e poderá ser retirado no Ambulatório da Maternidade de Campinas. O Instituto Jô Clemente realiza um conjunto de exames laboratoriais feito através do sangue coletado do calcanhar do recém nascido, que pode detectar precocemente doenças metabólicas, infecciosas e genéticas, antes mesmo do aparecimento dos sintomas.
TESTE DO PEZINHO BÁSICO
Para detectar a presença do hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria, que são doenças que causam deficiência mental somenta quando não são tratadas. Pesquisa também a presença da anemia falciforme no recém nascido.
TESTE DO PEZINHO MAIS
Este teste pesquisa, além das doenças pesquisadas no teste básico, a detectar a hiperplasia adrenal congênita, fibrose cística, galactosemia, deficiência de biotinidase, deficiência de G6PD, leucinose, toxoplasmose congênita e hemoglobinopatias. O Instituto Jô Clemente não só realiza os exames, como também oferece orientação e suporte em casos onde haja necessidade.
TESTE DO PEZINHO SUPER
Este é o único a triar 48 doenças e um dos mais completos testes de Triagem Neonatal existentes no mundo. O Teste do Pezinho Super inclui em seu painel, além das dez doenças identificadas nos Testes Básico e MAIS, outros 38 diagnósticos realizados por meio da avançada tecnologia de Espectometria de Massas em Tandem - MS/MS.
Fonte: Instituto Jô Clemente