Orientações para a atuação de doulas no acompanhamento a parturientes
Atendendo aos processos de prática assistencial e segurança de nossas pacientes, o Hospital Maternidade de Campinas esclarece e informa quanto às normas estabelecidas para a entrada das doulas na instituição.
Vale lembrar que na terminologia de apoio à parturição, “doula” refere-se à acompanhante que foi treinada para oferecer apoio no pré-parto, no parto e no pós-parto, nos cuidados com a mãe e ao recém-nascido. A “doula”, no entanto, não está habilitada a executar tarefas clínicas.
Para que possa acompanhar uma paciente no Hospital Maternidade de Campinas, a doula deve apresentar, no momento da internação, o seu “Certificado de Doula”, comprovante de endereço e de seus documentos pessoais (RG e CPF), sendo que os documentos devem ser originais ou cópias autenticadas.
A doula deve ainda, junto com a parturiente, assinar o “Termo de Compromisso” que nada mais é do que a ciência de todas as recomendações a serem seguidas durante o período de acompanhamento da parturiente no Hospital Maternidade de Campinas e de que não poderá ser cobrado qualquer valor pelo seu trabalho aos pacientes internados pelo convênio SUS. Este termo deverá ser assinado a cada internação que a doula acompanhar.
Somente então a doula receberá um crachá com sua identificação. O crachá é exclusivo para o acompanhamento de cada paciente e deverá ser devolvido quando da sua saída do hospital.
O “Termo de Compromisso” está disponível tanto na recepção do hospital quanto no link abaixo.
Dúvidas podem ser esclarecidas junto a ouvidoria, pelo e-mail ouvidoria@maternidadedecampinas.com.br ou telefone (19) 3306-6026.
Hospital Maternidade de Campinas
Diretoria